Vacina HPV nonavalente: a imunização fundamental para garantir saúde e qualidade de vida para todos
Segundo a Fundação do Câncer, aproximadamente 16 mil casos de câncer relacionados ao HPV poderiam ser evitados todo ano por meio da prevenção, sendo a vacina uma das formas mais eficazes de proteção a longo prazo. Graças a ela, é possível evitar a propagação de doenças graves, como o câncer de colo do útero, uma vez que o vírus do HPV é sua principal causa.
Por esse motivo, criamos este artigo para esclarecer todas as suas dúvidas em relação à vacina. Aqui, você acompanhará:
- O que é a vacina HPV nonavalente.
- Como funciona o imunizante.
- Benefícios.
- Doenças que podem ser evitadas com a HPV nonavalente.
Boa leitura!
Funcionamento da vacina HPV nonavalente
A vacina HPV nonavalente foi desenvolvida com o intuito de garantir a proteção contra nove tipos do vírus HPV, incluindo os tipos mais associados ao risco de câncer, como o câncer de colo do útero.
Ao receber o imunizante, que é constituído de proteínas virais que mimetizam o vírus do HPV — ou seja, que imitam o comportamento do vírus, sem que ele esteja presente —, o sistema imunológico da pessoa responde rapidamente à vacina, criando anticorpos contra o vírus. Porém, vale ressaltar que o HPV nonavalente não contém o vírus ativo, como acontece com outras vacinas, isso significa que o imunizante protege sem provocar infecção em quem o recebe, sendo altamente eficaz e seguro na prevenção da doença.
Doenças prevenidas pela vacina
A vacina HPV nonavalente é extremamente eficaz para prevenir uma série de doenças causadas pelo HPV. A seguir, confira as principais enfermidades que essa vacina ajuda a prevenir:
1. Câncer de colo do útero
O câncer de colo do útero é uma das doenças neoplásicas mais comuns, sendo a responsável pela morte de muitas mulheres ao redor do mundo. De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde, essa enfermidade é causada por “infecção sexualmente adquirida com certos tipos de HPV”, sendo o papilomavírus humano o desencadeador da maioria dos cânceres de colo do útero, bem como das lesões pré-cancerosas.
Nesse sentido, a vacina HPV nonavalente é fundamental, uma vez que evita o desenvolvimento desse tipo de câncer e tem potencial para salvar muitas vidas.
2. Câncer de vulva e vagina
Os canceres de vulva e o de vagina, embora mais raros, também estão relacionados aos subtipos de HPV, estando cobertos pela vacina nonavalente.
3. Câncer anal
Outra condição grave que pode ser evitada com a vacina HPV nonavalente, especialmente homens e mulheres é o câncer anal. Essa enfermidade, de acordo com os dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), representa de 1% a 2% de todos os tumores colorretais.
4. Câncer de orofaringe
Associado ao HPV, esse câncer afeta principalmente a garganta e outras áreas da região bucal. Por ser um dos tumores malignos de mais recorrência no Brasil – o INCA estima que ocorrerão 15.100 casos na cavidade oral ainda neste ano –, a prevenção através da vacinação é fundamental para evitar o seu desenvolvimento.
5. Verrugas genitais
Embora não sejam tão graves quanto os cânceres, os HPV que causam as verrugas genitais atingem, no Brasil 54,4% das mulheres e 41,6% dos homens que já iniciaram a vida sexual. É o que aponta a pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi-SUS).
Esses dados mostram a necessidade da vacinação, assim como de políticas públicas que possam reduzir a incidência da doença.
Desenvolvimento da vacina HPV nonavalente
A vacina HPV nonavalente é um exemplo de como a tecnologia e a ciência podem transformar a vida das pessoas. Seguro e altamente eficaz, o imunizante foi desenvolvido com base em anos de pesquisas e é considerado uma das melhores estratégias de prevenção dos tipos de HPV mais agressivos, os quais causam cânceres e lesões pré-cancerígenas.
Doses necessárias
O Ministério da Saúde utiliza uma vacina Quadrivalente em dose única, entre 9 e 14 anos. Já a Sociedade Brasileira de Imunizações considera ideal o uso da vacina Nonavalente, nos esquemas abaixo:
De 9 a 19 anos
Duas doses, com intervalo de seis meses entre elas. Essa faixa etária responde de forma mais eficaz à vacina, por isso, duas doses são suficientes para proteção.
A partir de 20 anos
No caso de maiores de 20 anos, o recomendado é que sejam aplicadas três doses da vacina, em intervalos específicos, a fim de garantir a imunização completa. Para adolescentes e adultos que já tiveram contato com o HPV, a eficácia ainda é significativa.
Lembre-se: a aplicação da quantidade de doses recomendadas garante uma resposta imunológica que previne a maioria das doenças causadas pelo HPV, proporcionando uma proteção eficaz no longo prazo. Por isso, acompanhe o calendário vacinal e não deixe de tomar nenhuma dose.
Importância da vacinação
A vacinação contra o HPV representa um grande passo para a saúde pública e para a prevenção do câncer. Afinal, ao se vacinar, as pessoas não apenas protegem a si mesmas, mas também ajudam a diminuir a circulação do HPV na população, contribuindo para a erradicação de doenças associadas ao vírus. Assim, além de prevenir condições graves, a vacina HPV nonavalente promove a qualidade de vida a longo prazo.
Do mesmo modo, com menos riscos de doenças, como o câncer de colo do útero e verrugas genitais, a vacina ajuda a reduzir o impacto emocional, social e econômico dessas enfermidades, bem como ajuda a diminuir a necessidade de tratamentos médicos invasivos, contribuindo para o bem-estar e uma vida mais tranquila e saudável.
Tome a sua vacina no Labclass
Com um ambiente seguro e confortável, o Labclass garante atendimento qualificado, com uma equipe preparada para oferecer todas as informações que você precisa sobre a vacina HPV nonavalente, garantindo uma experiência tranquila e esclarecedora.
E o melhor, para se vacinar contra o HPV, é muito simples: basta agendar um horário pelo site ou em uma das unidades do Labclass, onde você receberá o melhor atendimento e acompanhamento em sua jornada de prevenção e saúde.
Vacinar-se contra o HPV é uma escolha consciente e preventiva, que traz benefícios duradouros para sua saúde e para a saúde de toda a sociedade. Proteja-se com a HPV nonavalente, previna-se e invista no seu bem-estar ao escolher o Labclass para sua imunização.
É sempre um prazer zelar pela sua saúde!