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Como preservar a saúde no trabalho? Veja essas dicas

Cada vez mais se vê que a saúde no trabalho é um elemento essencial para o sucesso no ambiente corporativo. Colaboradores e empresas estão se tornando mais conscientes da importância de cuidar da saúde mental e de ter bons hábitos para a melhora do bem-estar e qualidade de vida.

Entretanto, ainda há muito a ser feito, e promover a saúde no trabalho é algo que só traz benefícios a todos. Aprofunde seus conhecimentos sobre o tema e veja as principais medidas que empresas e funcionários podem adotar para a melhoria da qualidade de vida de cada um.

Boa leitura!

Qual é o objetivo da saúde no trabalho

Empresária se beneficia das iniciativas de saúde no trabalho de sua empresa

Saúde no trabalho envolve um conjunto de estratégias e iniciativas para manter a saúde dos empregados

A saúde no trabalho diz respeito a uma série de normas e procedimentos que visam promover e manter condições saudáveis neste ambiente. Nesse sentido, a saúde é compreendida em seus aspectos físicos, mentais e organizacionais do ambiente corporativo, de modo a garantir o bem-estar dos colaboradores.

Dessa forma, falar de saúde no trabalho pode ser entendido como um conjunto de estratégias e práticas para manter a integridade dos funcionários. Diz respeito, portanto, a incentivar um ambiente saudável e a zelar pela saúde física e mental dos trabalhadores.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) publicados em 2021, cerca de 1,9 milhão de pessoas morrem anualmente por doenças e lesões ocupacionais. As causas mais comuns de morte são as doenças pulmonares obstrutivas crônicas, seguidas de acidente vascular cerebral e doença isquêmica do coração.

Em relação à saúde mental, um relatório da OMS de 2022, WHO Guidelines on mental health at workde, estima que 12 bilhões de dias de trabalho são perdidos por ano por causa de depressão e ansiedade. Isso representa um prejuízo de quase 1 trilhão de dólares para a economia mundial.

Benefícios de investir na saúde no trabalho

Homem acredita que o home office é uma das iniciativas que promove a saúde no trabalho, por ele poder trabalhar de lugares diferentes

A saúde no trabalho pode evitar estresse e burnout

Promover a saúde no trabalho traz benefícios a todos, incluindo empresas, executivos, clientes e colaboradores. Entre as principais vantagens de investir nessa prática, podemos destacar:

Retenção de talentos

Empresas que promovem atitudes de valorização da saúde dos funcionários retêm os quadros mais talentosos. Assim, a corporação tem mais condições de crescer e se destacar frente à concorrência.

Melhora na produtividade

Quanto mais saudáveis os colaboradores estiverem física e psicologicamente, mais produtivos eles serão, impactando positivamente nos rendimentos da empresa.

Redução de acidentes de trabalho

Saúde no trabalho também diz respeito ao cumprimento rigoroso das leis e normas técnicas relacionadas à segurança do trabalho. O cuidado preventivo é fundamental para a redução de acidentes.

Menos absenteísmo

As faltas relacionadas a problemas de saúde podem causar grandes prejuízos às empresas e ao profissional. Com investimento em saúde, há menos faltas e o desempenho de quem está presente é muito melhor.

Mais qualidade de vida

Por fim, um ambiente que investe na saúde no trabalho impacta diretamente na qualidade de vida do trabalhador. Com a saúde em dia, há muito mais energia para o lazer, entretenimento, estudo, tempo com a família, etc.

Principais doenças relacionadas ao trabalho

Muitas doenças físicas e mentais podem ser desencadeadas em ambientes que não prezam pela saúde do trabalhador. Veja os exemplos mais comuns de problemas relacionados ao tema:

Estresse e Burnout

Rotinas exaustivas no ambiente de trabalho podem levar a altos níveis de estresse, resultando em burnout. Tal exaustão física e mental compromete não apenas o bem-estar psicológico, mas também se reflete em uma piora na saúde geral do trabalhador.

Depressão e ansiedade

Pressão exagerada por resultados, má gestão de conflitos organizacionais e falta de reconhecimento profissional estão entre as causas de depressão e ansiedade no ambiente de trabalho. Tais transtornos de ordem mental são uma das causas mais comuns de afastamento de colaboradores no Brasil e no mundo.

Lesões musculares

Trabalhos que exigem movimentos repetitivos ou posturas inadequadas podem levar a lesões musculares e esqueléticas. Tendinites e dores lombares são exemplos disso, impactando a qualidade de vida e o desempenho do colaborador.

Sedentarismo

Ambientes de trabalho onde o colaborador não se movimenta contribuem para o sedentarismo, aumentando o risco de doenças cardiovasculares, obesidade, hipertensão, entre outras. Dessa maneira, é muito importante que as empresas incentivem e promovam a atividade física de seus funcionários, dentro ou fora do ambiente de trabalho.

Exposição a agentes tóxicos

Em determinados setores produtivos, como indústrias, a exposição a substâncias químicas tóxicas pode resultar em problemas respiratórios, dermatológicos, doenças crônicas, câncer e outras doenças.

Infecções

Certos ambientes de trabalho, como hospitais, creches e escolas, são mais propensos a doenças infecciosas. Nesse caso, é essencial que a instituição cumpra com todos os protocolos sanitários.

Como promover a saúde no trabalho

Práticas laborais é um dos meios de incentivar a saúde no trabalho

Práticas laborais é um dos meios de incentivar a saúde no trabalho

Para evitar qualquer problema, é fundamental que as organizações desenvolvam estratégias para prevenção e promoção da saúde de todos. Vejas as principais ações nesse sentido:

Acompanhamento psicológico

Promover o bem-estar mental é uma das principais medidas que as organizações podem adotar que impacta na vida das pessoas. Nesse sentido, é fundamental que haja profissionais dedicados ao acompanhamento psicológico dos colaboradores. A empresa pode estabelecer convênios médicos que ofereçam esse serviço, ou contratar profissional próprio para atender aos seus funcionários.

Valorização das “soft skills”

Ainda sobre saúde mental, outra medida muito importante é a promoção das ‘soft skills’, as quais são as habilidades comportamentais e de interação humana. É muito importante, por exemplo, que as organizações priorizem pessoas com essas capacidades aos cargos de liderança, pois isso contribui para a saúde organizacional e a gestão de conflitos.

Flexibilização da rotina de trabalho

Medidas simples, como trabalho híbrido ou flexibilidade do horário de entrada e saída de funcionários, podem trazer avanços significativos à saúde. Isso porque essas ações reduzem o tempo de deslocamento, ajudam as pessoas com suas rotinas fora do trabalho, etc.

Ergonomia no ambiente de trabalho

A adoção de práticas ergonômicas, como a configuração dos espaços e mobiliários adequados para o trabalho, ajuda a prevenir lesões musculares. Isso também proporciona mais conforto aos colaboradores, contribuindo para a melhoria da saúde como um todo.

Práticas de bem-estar durante o expediente

Dependendo do ambiente de trabalho, é possível fazer pausas regulares para atividades simples que promovem o bem-estar no dia a dia. Intervalos de 5 ou 10 minutos para caminhada, alongamento, respiração consciente e automassagem, por exemplo, contribuem muito para a prevenção de problemas de ordem física, mental e emocional.

Conscientização e educação

A saúde no trabalho depende não apenas da empresa, mas também do colaborador ter um estilo de vida que promova seu bem-estar. Nesse sentido, a organização pode ter uma cultura de conscientização e incentivo a hábitos saudáveis, a alimentação equilibrada, a temas específicos de saúde do homem e da mulher, etc.

Vacinação ocupacional

A medida mais eficaz de prevenção de diversas doenças é a vacinação, e a empresa pode incentivar essa ação por parte de seus funcionários. Existem vacinas essenciais para certas classes de trabalhadores, enquanto outras, embora não presentes no calendário nacional de vacinação, contribuem para a proteção contra determinadas enfermidades.

Acompanhamento de saúde preventiva

Existem ações de saúde preventiva que a organização pode incentivar ou promover. Uma possibilidade é a empresa incorporar o Outubro Rosa e Novembro Azul em seu ambiente organizacional, incentivando, por exemplo, as mamografias para as mulheres e estabelecendo convênios com clínicas para o exame de próstata dos homens.

Incentivar os funcionários a manter os exames em dia

Check-ups médicos regulares são essenciais para a identificação precoce de diversas doenças, o que contribui para a intervenção precoce antes que o quadro se agrave. A organização pode incentivar ativamente os funcionários a manter os exames em dia. Para isso, é fundamental que os colaboradores tenham um convênio médico e que a empresa os incentive a fazer os procedimentos necessários.

Cuide da saúde no trabalho

Como demonstramos neste artigo, a saúde no trabalho é um tema importantíssimo e que traz inúmeros benefícios a empresas e funcionários. É fundamental que cada um faça sua parte nesse processo, seja como empresário ou colaborador, e cuide do próprio bem-estar e das pessoas ao redor.

Nesse processo, o Labclass está de prontidão para fornecer a melhor infraestrutura, atendimento e corpo técnico de medicina laboratorial. Em nossas unidades, você pode se vacinar e fazer inúmeros exames com a máxima agilidade, segurança e eficiência.

Agora que você já sabe sobre a importância da saúde no trabalho, mantenha seu check-up em dia no Labclass. Preserve a sua qualidade de vida para realizar os seus planos.

Até a próxima!

22 de novembro de 2023 Saúde